Páginas

sábado, 29 de outubro de 2016

Dormidas de estrangeiros em alta na hotelaria algarvia


Um milhão mais até agosto, em relação a 2015. Franceses juntam-se a britânicos, alemães, holandeses e irlandeses no top-5. Número de portugueses desceu nos primeiros oito meses do ano

A hotelaria do Algarve registou cerca de três milhões de dormidas em agosto, valor que representa 0,7 por cento a mais em relação ao mesmo mês do ano anterior, acaba de revelar o Instituto Nacional de Estatística (INE). Dessas dormidas, dois milhões foram realizadas por turistas estrangeiros (+7,5 por cento) e um milhão por residentes no território nacional (-10,6 por cento).

Os resultados preliminares dos primeiros oito meses do ano revelam a crescente procura do destino pelos estrangeiros. Dos 13 milhões de dormidas acumuladas entre janeiro e agosto na região (+8,0 por cento), 10 milhões referem-se a pernoitas de turistas estrangeiros, um milhão de dormidas a mais do que no período homólogo (+11,7 por cento).

Ainda segundo o INE, em agosto o número de hóspedes nos estabelecimentos hoteleiros do Algarve fixou-se em 588 mil (-0,7 por cento), face ao mesmo mês do ano passado, enquanto no período de janeiro a agosto registaram-se 2,8 milhões de hóspedes (+9,1%). Quanto aos proveitos totais, cresceram 10,7 por cento em agosto, para mais de 193 milhões de euros, sendo o valor acumulado desde o início do ano cerca de 562 milhões de euros (+17,8 por cento).

O presidente da Região de Turismo do Algarve (RTA) classifica os resultados “francamente positivos e ajustados às previsões para o destino”. Desidério Silva destaca ainda “o forte crescimento dos principais mercados externos, que realizaram um milhão de dormidas a mais em apenas oito meses, com França a ganhar lugar entre os cinco maiores emissores de turistas para a região”, juntando-se a Reino Unido, Alemanha, Holanda e Irlanda.

Informação retirada daqui

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Vem aí mais um Concurso de Fado “Cidade de Portimão”


O concelho de Portimão vai receber entre os dias 6 de novembro e 3 de dezembro, a 12.ª edição do Concurso de Fado “Cidade de Portimão”. A iniciativa, organizada por Valentim Filipe, Produções de Espetáculos e pela Câmara Municipal de Portimão tem como objetivo a revelação de novos valores da chamada canção nacional e é aberto a todos os concorrentes, a partir dos 8 anos.

Este concucrso pretende desafiar a participação de todos aqueles que gostam de cantar o fado, fazendo assim ouvir a voz e a alma do nosso povo. Esta prova, de cariz regional, além de significar uma importante oportunidade de projeção de carreiras, representa a festa do fado e da cultura portuguesa.

As inscrições já estão abertas. As eliminatórias começam a 6 de novembro e apurarão os finalistas para a apoteose da noite de 3 de dezembro, marcada para o Teatro Municipal de Portimão (TEMPO). Cada eliminatória terá um número máximo de 12 concorrentes e as inscrições podem ser efetuadas até as 12h00 do último dia útil antes de cada uma das três fases (sextas-feiras, dias 4, 18 e 25).

Todas as eliminatórias estão marcadas para as 16h30, têm o valor de 5 euros e vão ter lugar nas seguintes datas e locais: Boa Esperança Atlético Clube Portimonense (06 de novembro); CIRM – Clube de Instrução e Recreio Mexilhoeirense (13 de novembro); Centro Comunitário de Alvor (20 de novembro). Cada eliminatória terá um fadista regional convidado: Luís Manhita, Adriana Marques e Cremilde.

A grande final com o valor de entrada de 10 euros, terá lugar a 3 de dezembro no TEMPO, às 21h30 e os fadistas convidados pertencem ao projeto algarvio “Amália Sempre”.

Informação retirada daqui

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Rota do Petisco é sucesso em Portimão, Rocha e Alvor até 9 de Outubro

Até 9 de Outubro, há 125 restaurantes, cafés e pastelarias no concelho de Portimão onde pode provar outros tantos petiscos, salgados (na sua maioria) ou doces. É mais uma edição da Rota do Petisco, a decorrer em Portimão, Praia da Rocha e Alvor, com repetentes de sucesso e novidades.

Divididos em seis zonas geográficas – Zona Ribeirinha, Centro Norte, Centro Sul, Periferia, Praia da Rocha e Alvor – e com uma oferta diversificada, as paragens da Rota servirão as melhores iguarias pelo preço de 3 euros o Petisco (prato + bebida) e 2 euros o Doce (sobremesa + bebida).

As crianças não ficam de fora, já que 35 estabelecimentos apresentam ementas especialmente concebidas a pensar nos palatos mais jovens.

Como já vem sendo tradição, o Passaporte da Rota é o bilhete de acesso a esta aventura gastronómica e poderá ser adquirido num dos Postos de Informação da Rota do Petisco ou nos estabelecimentos aderentes.

O valor de 1 euro pago na aquisição do Passaporte reverte na íntegra para o apoio de treze projetos sociais desenvolvidos por instituições e associações locais, numa iniciativa da Rota Solidária Liberty Seguros.

Informação retirada daqui


terça-feira, 4 de outubro de 2016

BLIP – Better Living in Portugal regressa ao Portimão Arena


São esperados mais de uma centena de expositores na edição deste ano da BLIP – Better Living in Portugal, a feira empresarial que se realizará no Portimão Arena, no fim de semana de 8 e 9 de outubro, e que promoverá algumas das principais empresas de produtos e serviços a operar em Portugal, especialmente na região algarvia. 

O certame, cuja designação se poderá traduzir por “Viver Melhor em Portugal”, tem periodicidade anual e destina-se a residentes, visitantes estrangeiros e nacionais e tem entrada gratuita. De referir, que este certame constituí uma oportunidade para conhecer as ofertas nas áreas do turismo, gastronomia, saúde, serviços financeiros, casa, bricolage e jardim, artesanato, vestuário e calçado, entre outras. 

A edição deste ano da BLIP abre portas no dia 8 de outubro das 10h00 às 18h00 e no dia 9 entre as 11h00 e as 17h00, e manterá o formato dedicado à realização de negócios, complementado por atrações focadas nos melhores produtos e empresas. Contará igualmente com um serviço de cafetaria, em funcionamento no horário da feira, e um restaurante-buffet, que funcionará no 1º piso do Portimão Arena, das 11h30 às 15h30. 

A BLIP (http://www.bliportugal.com), que conta com o apoio do Município de Portimão, é organizada desde 2001 pela AFPOP - Associação de Proprietários Estrangeiros em Portugal, entidade com uma vasta variedade de serviços e atividades, vocacionada a possibilitar aos seus membros o acesso a informação atualizada sobre a lei portuguesa, assistência em diversas áreas e negociação financeira benéfica para a compra de casa, carro e seguros de saúde, etc. 

O Portimão Arena, localizado no Parque de Feiras e Exposições de Portimão, está equipado nos seus 4.000 metros quadrados de área com a mais recente tecnologia capacitada para uma grande multiplicidade de eventos, sejam competições desportivas, exposições, concertos, reuniões associativas, congressos ou acontecimentos empresariais. 

Para quaisquer informações sobre o evento no Portimão Arena, os contactos poderão ser realizados pelo telefone 282 410 440 ou por email: portimao.arena@cm-portimao.pt.

Informação retirada daqui

domingo, 2 de outubro de 2016

Costa defende diversificação do turismo algarvio para manter atividade todo o ano


O primeiro-ministro disse ontem que o crescimento do turismo verificado este ano no Algarve deve servir como incentivo para ir mais além, nomeadamente com a diversificação da oferta para que a atividade se prolongue durante todo o ano. 

"O Algarve não pode ser só destino de verão, tem de ser ambição para os 365 dias do ano", disse António Costa, durante a inauguração do Hotel Pestana Race, junto ao Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão. 

Na opinião do primeiro-ministro, "é preciso conquistar novas rotas, mais turistas, diversificar a oferta e prolongar a atividade na região algarvia mais dias por ano". 

"Certamente que este crescimento é mérito dos operadores turísticos, mas estas notícias não nos devem conformar, mas sim, um incentivo para ir mais além", destacou António Costa. 

O primeiro-ministro recordou que o turismo "é hoje um dos componentes fundamentais da economia, indicando que o setor representou seis por cento do Produto Interno Bruto e seis por cento das exportações portuguesas". 

O Hotel Pestana Race & Resort é a 13.ª unidade hoteleira do grupo na região algarvia, onde se inclui um hotel com 75 quartos e 96 apartamentos, cuja decoração é inspirada no desporto automóvel. 

Trata-se da terceira unidade hoteleira aberta pelo grupo no espaço de um ano no Algarve, depois dos hotéis Alvor Praia e South Beach, num investimento superior a 20 milhões de euros. 

De acordo com o presidente da comissão executiva do Grupo Pestana, José Theotónio, o grupo gere atualmente 11 mil quartos e emprega cerca de 1.100 pessoas nas 13 unidades do Algarve, prevendo a abertura de uma nova unidade em 2019. 

"Trata-se do projeto Quinta da Amoreira, em Alvor, no concelho de Portimão, especialmente dirigida para as famílias", disse aquele administrador. 

"O Algarve é uma região com potencial para crescer ao nível da oferta, daí o investimento no projeto Quinta da Amoreira, uma área com 12 hectares, onde prevemos construir um Hotel Retail Resort, cuja abertura deverá ocorrer em 2019", indicou. 

Segundo José Theotónio, o total de investimentos em unidades hoteleiras em Portugal e no estrangeiro, é de cerca de 55 milhões de euros, nomeadamente em Amesterdão, Bahia Palace nos Açores, em Nova Iorque e os Pestana CR7, quer o do Funchal quer o de Lisboa". 

A nova unidade hoteleira foi hoje inaugurada pelo primeiro-ministro, acompanhado pelo ministro da Economia e pela secretária de Estado do Turismo.

Informação retirada daqui