Páginas

segunda-feira, 19 de junho de 2017

EN125: Obras na ponte do Arade estão «quase» a recomeçar



As obras na torre poente da Ponte Nova sobre o Rio Arade, na EN125, entre Lagoa e Portimão, estão «quase» a recomeçar, disse ao Sul Informação uma fonte da concessionária das Rotas do Algarve Litoral (RAL).

Os trabalhos na ponte estão suspensos desde Junho do ano passado, depois de ter ficado completa a intervenção na torre nascente.

No entanto, desde então manteve-se o estreitamento na via à passagem pela torre poente, que continua coberta por andaimes e rede sombreadora, ao mesmo tempo que existe segurança em permanência no local, para garantir que os equipamentos aí montados não são roubados ou vandalizados.

As obras na torre poente não interferem, porém, com o trânsito que se processa na estrada EN125 que passa por baixo, uma vez que o que era necessário, o estreitamento da via, com a sinalização de velocidade mais reduzida, já está implementado há longos meses.

O Sul Informação contactou a empresa Infraestruturas de Portugal (IP), tentando saber qual o calendário previsto para estas obras, que até tinham sido apontadas, pelo ministro das Infraestruturas, em Janeiro, como das que avançariam primeiro.

Na altura, o gabinete do ministro Pedro Marques informou o nosso jornal que deveriam começar dentro de dias os «trabalhos de preparação para a reentrada da Freyssinet (subempreiteiro) na Ponte do Arade».

Desta vez, em resposta às novas questões enviadas pelo Sul Informação, a IP avançou que as obras na ponte deverão «terminar no decorrer do Verão de 2017»…tendo em conta que os trabalhos ainda nem recomeçaram, isso significa que, para cumprir este calendário, teria que se tratar de uma intervenção relâmpago.

A IP acrescenta que «por questões de segurança rodoviária dos utilizadores da ER125 e de segurança das próprias estruturas de apoio aos trabalhos, até à conclusão dos trabalhos nesta ponte, a restrição provisória de estreitamento da via terá de ser mantida». Ou seja, o estreitamento da via à passagem pela torre ainda em obras terá de manter-se.

Em relação às obras da EN125, que o ministro Pedro Marques, em Janeiro passado, garantiu que iriam estar prontas até 30 de Junho, o discurso do governante já sofreu alterações. A 5 de Junho, aquando do lançamento das obras na Ponte Internacional do Guadiana, o governante disse que apenas «o essencial» dos trabalhos estará concluído até ao fim do corrente mês.

Informação retirada daqui

sábado, 17 de junho de 2017

«Voando sobre Portimão» para ver em breve no museu de Portimão


O Museu de Portimão inaugura no sábado, dia 17 de junho, às 18 horas, a exposição de fotografia aérea intitulada «Voando sobre Portimão», de Bruno Fonseca e Ramiro Spinedi.

Foi voando sobre Portimão, no parapente motorizado de Ramiro Spinedi, que o fotógrafo Bruno Fonseca captou a sequência de fotografias que dão a conhecer a cidade e a sua envolvente.

A exposição está dividida em cinco áreas: Portimão, Praia da Rocha, Praias de Portimão e Alvor, Alvor e Ferragudo (Freguesia do Concelho de Lagoa e parte da envolvente visual de Portimão) com vistas distantes e aproximadas, abordando tanto o património edificado como a paisagem natural, apoiando-se em fotografias obtidas com vários tipos de luz ao longo do dia, desde o nascer-do-sol até ao início da noite.

Quem observar as imagens selecionadas ficará com uma ideia mais concreta da cidade e da sua aérea circundante. Irá perceber como se organiza, conhecer mais sobre a sua riqueza natural e de como concentra, numa relativa pequena extensão de território a história, a diversidades dos seus equipamentos, a qualidade internacional das suas praias, o campo, a serra aqui tão perto e a estreita relação entre o rio, as ribeiras e o oceano Atlântico.

As fotografias expostas fazem parte do projeto «Portimão, Você Está Aqui» sendo possível ter acesso a uma maior seleção de fotografias através da página https://www.facebook.com/Portimão-Você-Está-Aqui

Bruno Fonseca, natural de Santarém, conhece Portimão quando criança onde passava férias com os pais todos os anos tendo aí vindo a residir aquando do seu ingresso no Pólo de Portimão da Universidade do Algarve. Conhece Ramiro Spinedi, natural de Buenos Aires, em 2003 quando ambos faziam animação turística na Praia da Rocha.

Nessa altura Ramiro Spinedi já praticava parapente sem motor tendo vindo a dedicar-se exclusivamente à prática de parapente motorizado, sendo de momento uma referência neste desporto. Há quatro anos decidem criar este projeto que alia o interesse pela fotografia de Bruno Fonseca com a perícia de voo de Ramiro Spinedi propondo-se a captar a cidade e sua envolvente com ângulos pouco usuais e a mostrar toda a riqueza visual de Portimão.

Informação retirada daqui

quinta-feira, 15 de junho de 2017

Peixe e marisco nas ementas da Semana Gastronómica de Alvor


Depois do êxito alcançado nas duas primeiras edições, a junta de freguesia de Alvor está a promover, até ao próximo domingo, 18 de junho, a III Semana Gastronómica “Sabores da Ria d`Alvor”.

Neste evento, o peixe, moluscos e marisco frescos, assim como a doçaria local, voltam a predominar nas ementas selecionadas por mais de uma dezena de estabelecimentos aderentes.

Arroz de marisco, massada de peixe, feijoada de lingueirão, xarém de berbigão, jardineira de choco com batata doce, torta de claras ou doce fino são algumas das iguarias que os participantes terão a oportunidade de degustar até ao final desta semana gastronómica, numa seleção especial de propostas e menus, com o prato a custar 7,50 euros por pessoa e os doces 1,50 euros.

A semana gastronómica conta, uma vez mais, com um programa de animação, realizando-se durante este período uma feira de artesanato na zona ribeirinha de Alvor, das 17h00 às 00h00, uma demonstração ao vivo de saberes da arte de trabalhar a palma, o vime e fazer a empreita arte da pesca, nos dias 16, 17 e 18 de junho, entre as 19h00 e as 22h00, no Jardim do Laguinho, junto à entrada principal de Alvor, e uma exposição de artes da arte, safar e iscar o aparelho, no dia 17 de junho, entre as 18h00 e as 23h00, na antiga lota de Alvor.

No dia 18 de junho terá ainda lugar, pelas 19h00, na antiga lota, a já habitual recriação da venda do peixe.

Informação retirada daqui