quinta-feira, 21 de novembro de 2024
terça-feira, 19 de novembro de 2024
domingo, 17 de novembro de 2024
sexta-feira, 15 de novembro de 2024
quarta-feira, 13 de novembro de 2024
terça-feira, 12 de novembro de 2024
segunda-feira, 11 de novembro de 2024
sábado, 9 de novembro de 2024
quinta-feira, 7 de novembro de 2024
terça-feira, 5 de novembro de 2024
domingo, 3 de novembro de 2024
sexta-feira, 1 de novembro de 2024
Loulé - Programa para Novembro
Novembro entra em grande com um espetáculo inovador pela Orquestra do Algarve, juntando-lhe os Bubba Brothers, Eliseu Correia e Justino Santos, uma dupla de DJs sediados no Algarve.
Entre 2 e 8 de novembro o coletivo PELE implementa o programa “Manifesta” na Praça do Mercado, no Terminal Rodoviário de Loulé, e no Jardim das Comunidades, em Almancil, com várias atividades que envolvem o Grupo de Pessoas Agitadoras da Cultura, as escolas Laura Ayres e D. Dinis de Quarteira, o projeto MUDAKI e a Casa da Cultura de Loulé, entre outros. A PELE é um coletivo artístico do Porto, que está desde maio em Loulé a desenvolver o projeto "Práticas Coletivas de Inquietude e Transformação" focado nas questões de Democracia Cultural no território. A iniciativa enquadra-se no programa ATOS, uma parceria entre o Teatro Nacional D. Maria II, a Fundação Calouste Gulbenkian e o Cineteatro Louletano.
No dia 5 de novembro, há cinema, com um filme de Ingmar Bergman, “Depois do Ensaio”, a assinalar o Dia Mundial do Cinema. É às 21h00, no Cineteatro Louletano, e conta com uma conversa com o crítico de cinema João Lopes.
No dia 7, duas sessões abertas a escolas do concelho de Loulé, com “Democracia Portátil”, de José Leite, uma peça que aborda a importância de pensarmos a democracia dentro de nós. A peça tem interpretação em Língua Gestual Portuguesa.
No dia 8, chega a Loulé a 15ª edição do Misty Fest, este ano juntando o produtor espanhol de música urbana e eletrónica Santiago Gonzalo (mais conhecido como Brônquio) e uma das vozes mais poderosas do flamenco na atualidade, Rocio Márquez. É às 21h00 no Cineteatro Louletano.
No fim de semana, a 9 e 10 de novembro, está de regresso a Loulé a Mostra de Cinema da América Latina, que já vai na 14ª edição. Há filmes do Peru, Panamá, México, Bolívia e Uruguai. Para ver no Auditório do Solar da Música Nova, com sessões às 16h00 e 19h00.
No dia 12, terça-feira, mais uma sessão do Filme Francês do Mês, com “Revenir”, de Jessica Talude, um drama produzido em 2020.
E no dia 15, sexta-feira, às 21h00, há uma estreia que resulta de uma coprodução entre o Cineteatro Louletano, O Espaço do Tempo (Montemor-o-Novo) e o Centro Cultural Vila Flor (Guimarães), que encabeçam o Projeto Casa (projeto que apoia financeiramente projetos de novos criadores). Trata-se de “Musseque”, peça de dança de Fábio Krayze, que vai buscar inspiração a Angola e ao Kuduro como forma popular de música e dança, marginalizada por alguns e adorada por muitos. A peça é precedida de uma residência de duas semanas em Loulé.
De seguida, a 16 de novembro, sábado, às 11h30, mais uma edição dos Concertos “Crescendo”, no Auditório do Solar da Música Nova, parceria entre o Cineteatro Louletano e o Conservatório de Música de Loulé – Francisco Rosado. Os “Crescendo” são oportunidades únicas para assistir à evolução dos jovens talentos desta escola pública de música, a única do seu género a sul do país.
No domingo e segunda, dias 17 e 18, o Cineteatro Louletano recebe “A Maior Flor do Mundo e as Pequenas Memórias”, peça de teatro e música baseada na obra de José Saramago, pelo Leirena Teatro. A sessão de dia 17, às 11h30, é dirigida a crianças e famílias e tem os recursos de Audiodescriçāo e Língua Gestual Portuguesa. Já no dia 18, a sessão é às 10h30, dirigida a escolas. Em ambos os dias, as sessões são descontraídas, ou seja, são criadas com condições que permitem que pessoas neurodivergentes (com autismo, Asperger ou outras condições neurológicas) possam assistir mais facilmente.
A 19, pelas 21h00, um grande concerto de música clássica, pelos professores do Conservatório de Música de Loulé – Francisco Rosado. É o já tradicional Concerto de Santa Cecília, a padroeira dos músicos, numa iniciativa organizada pelo Conservatório em que os professores se reúnem e interpretam várias peças de música clássica (ou erudita), num espetáculo dirigido à comunidade, de entrada gratuita.
Caminhando para o fim de novembro, chega a 9ª edição do Som Riscado – Festival de Música e Imagem de Loulé, com produção e organização do Cineteatro Louletano. Desta vez, há dois nomes de peso com propostas irreverentes – Branko e Tó Trips, sempre aliando a componente da imagem ou do vídeo às performances musicais, e dando espaço também a projetos locais ou nomes menos conhecidos, que veem no Som Riscado uma oportunidade para criar e… arriscar. O programa completo será divulgado muito em breve. O Som Riscado é de quinta a domingo, de 20 a 24 de novembro, e decorre como habitualmente em vários espaços da cidade, incluindo a Casa da Cultura de Loulé, o Palácio Gama Lobo e o bar Bafo de Baco. No Som Riscado, haverá uma sessão com Audiodescrição e outra com Língua Gestual Portuguesa. O Som Riscado incorpora também, como habitualmente, atividades de Mediação com escolas.
No dia 26, peça integrada no ciclo Encontros do Devir, da Devir/CAPA. Desta vez, trazida pelo Teatro Praga e dirigida às crianças do 1º e 2º ciclos do ensino básico do concelho de Loulé. “Fazer uma Canção” é uma homenagem ao professor, filósofo e compositor José Barata Moura, autor, entre outras da canção “O Fungagá da Bicharada”, que ficou popular junto de várias gerações. A peça, às 10h30 no Cineteatro, é interpretada pelo músico Alex D’Alva Teixeira e é uma coprodução do Cineteatro Louletano, Teatro Praga, Município da Marinha Grande e São Luiz Teatro Municipal.
Também no dia 26, mas no Palácio Gama Lobo, às 18h00, nova sessão do programa Atos, promovido pelo Teatro Nacional D. Maria II e pela Fundação Calouste Gulbenkian, em parceria com o Cineteatro Louletano. O Atos é dirigido a profissionais das câmaras municipais e juntas de freguesia, profissionais da cultura, artistas, dirigentes associativos, decisores políticos, estudantes e professores e trata-se de um espaço de pensamento e debate sobre o lugar da participação na democracia cultural e nas práticas artísticas do território, promovendo as relações entre os presentes.
No dia 27, às 21h00, mais uma peça do ciclo Encontros do Devir em coprodução com o CTL. Desta vez é “Sons of Sissy”, de Simon Mayer, uma peça em que quatro músicos tocam música folclórica alpina, despindo-se de preconceitos e da própria roupa, quebrando com as tradições e utilizando o humor para romper com os modelos masculinos. A peça tem o recurso de Audiodescrição, para pessoas cegas e/ou com baixa visão.
O mês fecha com o Festival Contrapeso, evento organizado pela Mákina de Cena (Loulé) e coproduzido pelo Cineteatro Louletano. A 4ª edição intitula-se “NO CODER” (sem códigos/codificador/categorização). “NO CODER” traz a Loulé programação internacional e variada: desde espetáculos de teatro sem palavra que contam histórias duríssimas – ‘Une histoire Vraie’, pela Ajagato S.A. com Lionel Ménard (PT/FR); à reinvenção de clássicos sem qualquer pudor – ‘As Criadas’, pela Companhia do Chapitô (PT); e duas propostas que questionam a identidade feminina, quer a nível de pertença física e nacionalidade – ‘Femme Hybride’, por Ulima Ortiz (FR/CO), quer sobre o seu envelhecimento, numa sátira bufonesca pelo Stumble Trip Theatre (UK). Pelo meio ainda surge uma performance interativa, em que o público controla os passos do intérprete – iMythos, por Matilde Javier Círia / Ni.butoh (ES). Na música há Música Nuda (IT), com 20 anos de carreira a cruzar música improvisada e jazz com os maiores êxitos da pop mundial, ainda a estreia de ‘Kandar…’, de José Cruz, e o gigante do contrabaixo, a solo, Adam Ben Ezra (IL).
Com uma programação de referência (que pode consultar no site e nas redes sociais do Cineteatro), recorde-se que o CTL está credenciado pela Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses, integrando ainda a Rede de Teatros com Programação Acessível e proporcionando espetáculos com interpretação em Língua Gestual Portuguesa para Surdos (com “S” maiúsculo são falantes de Língua Gestual Portuguesa) e outros com Audiodescrição, para pessoas cegas ou com deficiência visual.
O CTL é uma estrutura cultural da Câmara Municipal de Loulé no domínio das artes performativas, e um dos promotores da Rede Azul – Rede de Teatros do Algarve e da Rede 5 Sentidos.
https://www.cm-loule.pt/pt/noticias/51207/novembro-junta-musica-classica-e-eletronica-danca-de-kuduro-misty-fest-som-riscado-e-sessooes-descontraidas-no-cineteatro-louletano.aspx
quarta-feira, 30 de outubro de 2024
Câmara de Faro aprova lançamento do concurso público para criação de circuito acessível na Vila Adentro
Intervenção terá prazo de 540 dias e um valor base de 1.149.530,06 euros, acrescido de IVA30 de outubro 2024
O Município de Faro aprovou na segunda-feira, em reunião de câmara, o lançamento do concurso público para a empreitada de criação do circuito turístico acessível na Vila Adentro e Largo D. Afonso III. Esta intervenção terá um valor base de 1.149.530,06 euros, acrescido do respetivo valor de IVA, e um prazo de 540 dias para a sua execução.
Com esta empreitada, o Município visa potenciar o pleno usufruto da Vila Adentro e dos seus pontos de interesse, independentemente das capacidades físicas e sensoriais de quem visita esta zona turística de excelência da cidade.
A intervenção vai permitir criar melhores condições de acessibilidade e mobilidade para todos, interligando equipamentos e pontos de interesse, melhorando a qualidade do espaço público e dotando-o de condições para atividades de lazer, lúdicas e culturais, através da instalação de mobiliário urbano e adequação de infraestruturas, que estarão em plena articulação com os edifícios confinantes.
A consignação desta intervenção estará condicionada à obtenção do visto do Tribunal de Contas.
Silves - Feira de Todos os Santos
De 30 de outubro a 3 de novembro, o Sítio do Encalhe, em Silves, vai encher-se de vida com a tão aguardada Feira de Todos os Santos!
Este ano, de forma a revitalizar o evento, dando-lhe um novo ânimo, o Município de Silves preparou um programa de animação musical que promete deixar todos a mexer. Entre os artistas convidados estão Iran Costa, Brasa Doirada, Augusto Canário e muito mais.
Os visitantes podem também desfrutar de uma grande variedade de expositores, com produtos agroalimentares, louça, brinquedos, bijuteria, calçado e muito mais. Além disso, as tradicionais delícias gastronómicas estarão presentes nas tasquinhas espalhadas pelo recinto, onde não faltarão as castanhas assadas, farturas, pipocas, algodão doce, cachorros quentes e outros petiscos irresistíveis. Os carrocéis são outra das atrações para miúdos e graúdos.
Não perca este emblemático evento de Silves, onde o espírito festivo, os sabores de sempre e a animação se juntam para criar momentos únicos.Venha viver a magia da Feira de Todos os Santos com toda a família!
Programa:
31/10 – 21h00 - Festa “I Love the 90’s”
01/11 – 15h00 – D’Abalada
01/11 – 17h00 – Augusto Canário
02/11 – 18h00 – Ricardo Neto
02/11 – 21h00 – Silk Road
03/11 – 15h00 – Brasa Doirada
03/11 – 17h00 – Iran Costa
sexta-feira, 18 de outubro de 2024
Ecovia e Ciclovia do Litoral Sudoeste de Vila do Bispo está concluída
Está concluída a empreitada de construção da Ecovia e Ciclovia do Litoral Sudoeste do concelho, uma obra que representa um investimento global de 1.666.038,55 euros.
Com uma extensão de 31,531 km, esta infraestrutura engloba dois troços, a ecovia constituída por 26,081 km que liga Sagres ao concelho de Aljezur e a ciclovia com 5,450 km que proporciona uma ligação ciclável entre a rotunda das quatro estradas de Sagres e o Cabo de São Vicente. O percurso foi definido em função das vias existentes com tráfego reduzido e de alto valor paisagístico de forma a criar uma maior atratividade na sua utilização.
A ecovia e a ciclovia transversais têm características diferentes, enquanto a ecovia visa, tendencialmente servir viagens de bicicleta ao longo da costa (N/S) e de maior distância e duração, a ciclovia é um percurso ciclável de menor extensão que serve de ligação entre diversos pontos de interesse no percurso, essencialmente litoral e praias.
Projeto estruturante para Vila do Bispo em termos de mobilidade e da atratividade do território, esta nova infraestrutura constitui um importante passo na construção de um município sustentável e amigo do ambiente. Ao proporcionar 31,531 km de percurso ciclável e pedonal, está a incentivar a prática desportiva, contribuindo para um maior bem-estar.
O investimento realizado nesta obra é comparticipado por fundos comunitários em 70%, através dos Programas CRESC ALGARVE 2020 e Algarve 2030.
https://www.cm-viladobispo.pt/pt/noticias/35466/ecovia-e-ciclovia-do-litoral-sudoeste-de-vila-do-bispo-esta-concluida.aspx
Portimão em contagem decrescente para a 361ª Feira de S. Martinho
A popular Feira de São Martinho, este ano em 361ª edição, está quase a regressar ao Parque de Feiras e Exposições de Portimão, que entre 8 e 17 de novembro acolherá o mais antigo evento económico-social realizado na cidade centenária e cujas origens remontam a 1662.
E uma vez que, neste caso, a tradição continua a ser o que era, não faltarão neste polo incontornável de animação outonal as castanhas assadas, as batatas-doces, os figos, as nozes, o polvo assado, as farturas, as pipocas, o pão com chouriço e outros petiscos tentadores nos bares e tasquinhas existentes no recinto, nem tão pouco as coloridas pistas de carrinhos-de-choque e os carrosséis, num certame que fará as delícias de miúdos e graúdos.
Como vem sendo habitual nos últimos anos, haverá duas datas temáticas, a primeira das quais destinada a crianças e jovens (13 de novembro – Dia da Juventude), enquanto o encerramento da feira, a 17 de novembro, será consagrado às famílias, havendo preços especiais em todos os espaços aderentes.
Em complemento, o Portimão Arena acolherá uma mostra de marcas automóveis, que aproveitarão a feira para apresentar as suas viaturas.
Esta mostra poderá ser vista nos seguintes horários: dias 8 e 9 de novembro – das 16h00 às 24h00; dias 10 a 14 – das 16h00 às 23h00; dias 15 e 16 – das 16h00 às 24h00; dia 17 – das 16h00 às 22h00.
https://vivaportimao.pt/a-nao-perder/evento?idEvento=1592
sábado, 12 de outubro de 2024
Tavira - Lado B apresenta Luta Livre
O LADO B da Câmara Municipal de Silves, regressa já no próximo dia 25 de outubro pelas 21h30, com LUTA LIVRE no Teatro Mascarenhas Gregório, em Silves.Luís Varatojo, músico e produtor de bandas como Peste & Sida, Despe e Siga, A Naifa, ou Fandango, criou em 2021 o seu primeiro projeto a solo, de nome, Luta Livre.
Com dois álbuns editados, Técnicas de Combate (2021) e Defesa Pessoal (2023), a Luta Livre é um apelo à cidadania em forma de música, porque os tempos não estão para meias medidas nem meias palavras.
No ano em que celebramos os 50 anos da Revolução dos Cravos, Luís Varatojo apresenta Luta Livre em formato acústico.
Os ingressos para o espetáculo podem ser adquiridos aqui, através da bilheteira online BOL, e nos locais habituais de venda (FNAC, Worten, CTT,EI Corte Inglês e Pousadas de Juventude), com o custo associado de 10 euros. Podem, ainda, ser adquiridos no próprio dia do espetáculo, no local, a partir das 20h00, caso haja disponibilidade de bilheteira.
Relembramos que a rúbrica Lado B, promovida pelo Município de Silves, procura apresentar ao público uma versão mais descontraída e intimista dos artistas. Ao concerto, por norma, associa-se uma breve conversa como forma de aproximar o público ao artista.
https://www.cm-silves.pt/pt/noticias/31564/lado-b-apresenta-luta-livre-no-teatro-mascarenhas-gregorio.aspx
sexta-feira, 11 de outubro de 2024
Centenário de António Ramos Rosa assinalado em Faro
Nascido em Faro em 1924, António Ramos Rosa foi um dos mais importantes poetas portugueses do século XX. Desde cedo que Ramos Rosa se demonstrou como um não conformista. Era um crítico assumido da ditadura do Estado Novo e envolveu-se em atividades políticas, com a fundação da revista literária "Cadernos do Meio-Dia". Em 1958, publicou o seu primeiro livro, “O Grito Claro”, no entanto este foi apenas o início de uma vida de mais de 50 obras relevantes no panorama literário português. A sua obra caracteriza-se por uma profunda reflexão sobre a existência do ser numa procura contínua entre a sua relação íntima com o mundo. Indissociável das artes visuais, António Ramos Rosa é visto como um artista do visual, com uma poesia gráfica que acompanha os seus esboços e desenhos. O seu envolvimento literário desenvolveu-se para lá da poesia, assumindo-se também no campo da crítica literária e tradução. O autor morreu em 2013, deixando um legado marcante na poesia portuguesa.
Em 2024, celebram-se os 100 anos de nascimento de António Ramos Rosa e Faro, a sua cidade natal homenageia-o com um evento de comemoração da sua vida e obra. O evento realizar-se-á nos dias 16 e 17 de outubro, na Biblioteca Municipal de Faro António Ramos Rosa. O programa contempla uma exposição de inéditos e originais do artista que permanecerá após o evento na biblioteca municipal e que tem a inauguração marcada para dia 16 de outubro pelas 17h30. No dia 17, dia do seu nascimento, concentra-se no auditório da biblioteca uma ordem de trabalhos que inclui uma mesa redonda de poetas, três mesas de trabalho sobre Ramos Rosa e uma atuação de poesia performativa. As comemorações contarão com um leque de personalidades e pensadores influentes no cenário literário português nomeadamente Paula Cristina Costa, João Albuquerque, Jorge Vaz de Carvalho, Fernando Pinto do Amaral, Paulo Teixeira, Jorge Reis-Sá, Ana Marques Gastão, Luís Filipe Castro Mendes, José Ricardo Nunes, Luís Quintais, Luís Ricardo Duarte, Elisa Costa Pinto, Sara Martins e Cláudia Tomé Silva. A performance de poesia interpretativa estará a cargo dos atores Luís Lucas e Eurico Lopes.
O evento de comemoração do centenário tem a curadoria do professor, poeta e ensaísta, António Carlos Cortez, numa organização da Associação A Tal Emersa, com o apoio do Município de Faro.
https://www.cm-faro.pt/pt/noticias/79958/centenario-de-antonio-ramos-rosa-assinalado-em-faro.aspx