Páginas

quarta-feira, 30 de outubro de 2024

Câmara de Faro aprova lançamento do concurso público para criação de circuito acessível na Vila Adentro

Intervenção terá prazo de 540 dias e um valor base de 1.149.530,06 euros, acrescido de IVA30 de outubro 2024

O Município de Faro aprovou na segunda-feira, em reunião de câmara, o lançamento do concurso público para a empreitada de criação do circuito turístico acessível na Vila Adentro e Largo D. Afonso III. Esta intervenção terá um valor base de 1.149.530,06 euros, acrescido do respetivo valor de IVA, e um prazo de 540 dias para a sua execução.

Com esta empreitada, o Município visa potenciar o pleno usufruto da Vila Adentro e dos seus pontos de interesse, independentemente das capacidades físicas e sensoriais de quem visita esta zona turística de excelência da cidade.

A intervenção vai permitir criar melhores condições de acessibilidade e mobilidade para todos, interligando equipamentos e pontos de interesse, melhorando a qualidade do espaço público e dotando-o de condições para atividades de lazer, lúdicas e culturais, através da instalação de mobiliário urbano e adequação de infraestruturas, que estarão em plena articulação com os edifícios confinantes.

A consignação desta intervenção estará condicionada à obtenção do visto do Tribunal de Contas.

Silves - Feira de Todos os Santos

De 30 de outubro a 3 de novembro, o Sítio do Encalhe, em Silves, vai encher-se de vida com a tão aguardada Feira de Todos os Santos!

Este ano, de forma a revitalizar o evento, dando-lhe um novo ânimo, o Município de Silves preparou um programa de animação musical que promete deixar todos a mexer. Entre os artistas convidados estão Iran Costa, Brasa Doirada, Augusto Canário e muito mais.

Os visitantes podem também desfrutar de uma grande variedade de expositores, com produtos agroalimentares, louça, brinquedos, bijuteria, calçado e muito mais. Além disso, as tradicionais delícias gastronómicas estarão presentes nas tasquinhas espalhadas pelo recinto, onde não faltarão as castanhas assadas, farturas, pipocas, algodão doce, cachorros quentes e outros petiscos irresistíveis. Os carrocéis são outra das atrações para miúdos e graúdos.

Não perca este emblemático evento de Silves, onde o espírito festivo, os sabores de sempre e a animação se juntam para criar momentos únicos.Venha viver a magia da Feira de Todos os Santos com toda a família!

Programa:

31/10 – 21h00 - Festa “I Love the 90’s”

01/11 – 15h00 – D’Abalada

01/11 – 17h00 – Augusto Canário

02/11 – 18h00 – Ricardo Neto

02/11 – 21h00 – Silk Road

03/11 – 15h00 – Brasa Doirada

03/11 – 17h00 – Iran Costa

sexta-feira, 18 de outubro de 2024

Ecovia e Ciclovia do Litoral Sudoeste de Vila do Bispo está concluída

Está concluída a empreitada de construção da Ecovia e Ciclovia do Litoral Sudoeste do concelho, uma obra que representa um investimento global de 1.666.038,55 euros.

Com uma extensão de 31,531 km, esta infraestrutura engloba dois troços, a ecovia constituída por 26,081 km que liga Sagres ao concelho de Aljezur e a ciclovia com 5,450 km que proporciona uma ligação ciclável entre a rotunda das quatro estradas de Sagres e o Cabo de São Vicente. O percurso foi definido em função das vias existentes com tráfego reduzido e de alto valor paisagístico de forma a criar uma maior atratividade na sua utilização.

A ecovia e a ciclovia transversais têm características diferentes, enquanto a ecovia visa, tendencialmente servir viagens de bicicleta ao longo da costa (N/S) e de maior distância e duração, a ciclovia é um percurso ciclável de menor extensão que serve de ligação entre diversos pontos de interesse no percurso, essencialmente litoral e praias.

Projeto estruturante para Vila do Bispo em termos de mobilidade e da atratividade do território, esta nova infraestrutura constitui um importante passo na construção de um município sustentável e amigo do ambiente. Ao proporcionar 31,531 km de percurso ciclável e pedonal, está a incentivar a prática desportiva, contribuindo para um maior bem-estar.

O investimento realizado nesta obra é comparticipado por fundos comunitários em 70%, através dos Programas CRESC ALGARVE 2020 e Algarve 2030.

https://www.cm-viladobispo.pt/pt/noticias/35466/ecovia-e-ciclovia-do-litoral-sudoeste-de-vila-do-bispo-esta-concluida.aspx

Portimão em contagem decrescente para a 361ª Feira de S. Martinho

A popular Feira de São Martinho, este ano em 361ª edição, está quase a regressar ao Parque de Feiras e Exposições de Portimão, que entre 8 e 17 de novembro acolherá o mais antigo evento económico-social realizado na cidade centenária e cujas origens remontam a 1662.

E uma vez que, neste caso, a tradição continua a ser o que era, não faltarão neste polo incontornável de animação outonal as castanhas assadas, as batatas-doces, os figos, as nozes, o polvo assado, as farturas, as pipocas, o pão com chouriço e outros petiscos tentadores nos bares e tasquinhas existentes no recinto, nem tão pouco as coloridas pistas de carrinhos-de-choque e os carrosséis, num certame que fará as delícias de miúdos e graúdos.

Como vem sendo habitual nos últimos anos, haverá duas datas temáticas, a primeira das quais destinada a crianças e jovens (13 de novembro – Dia da Juventude), enquanto o encerramento da feira, a 17 de novembro, será consagrado às famílias, havendo preços especiais em todos os espaços aderentes.

Em complemento, o Portimão Arena acolherá uma mostra de marcas automóveis, que aproveitarão a feira para apresentar as suas viaturas.

Esta mostra poderá ser vista nos seguintes horários: dias 8 e 9 de novembro – das 16h00 às 24h00; dias 10 a 14 – das 16h00 às 23h00; dias 15 e 16 – das 16h00 às 24h00; dia 17 – das 16h00 às 22h00.

https://vivaportimao.pt/a-nao-perder/evento?idEvento=1592

Faro - Feira de Santa Iria


 

sábado, 12 de outubro de 2024

Tavira - Lado B apresenta Luta Livre

 

O LADO B da Câmara Municipal de Silves, regressa já no próximo dia 25 de outubro pelas 21h30, com LUTA LIVRE no Teatro Mascarenhas Gregório, em Silves.Luís Varatojo, músico e produtor de bandas como Peste & Sida, Despe e Siga, A Naifa, ou Fandango, criou em 2021 o seu primeiro projeto a solo, de nome, Luta Livre.

Com dois álbuns editados, Técnicas de Combate (2021) e Defesa Pessoal (2023), a Luta Livre é um apelo à cidadania em forma de música, porque os tempos não estão para meias medidas nem meias palavras.

No ano em que celebramos os 50 anos da Revolução dos Cravos, Luís Varatojo apresenta Luta Livre em formato acústico.

Os ingressos para o espetáculo podem ser adquiridos aqui, através da bilheteira online BOL, e nos locais habituais de venda (FNAC, Worten, CTT,EI Corte Inglês e Pousadas de Juventude), com o custo associado de 10 euros. Podem, ainda, ser adquiridos no próprio dia do espetáculo, no local, a partir das 20h00, caso haja disponibilidade de bilheteira.

Relembramos que a rúbrica Lado B, promovida pelo Município de Silves, procura apresentar ao público uma versão mais descontraída e intimista dos artistas. Ao concerto, por norma, associa-se uma breve conversa como forma de aproximar o público ao artista.

https://www.cm-silves.pt/pt/noticias/31564/lado-b-apresenta-luta-livre-no-teatro-mascarenhas-gregorio.aspx

sexta-feira, 11 de outubro de 2024

Centenário de António Ramos Rosa assinalado em Faro

Nascido em Faro em 1924, António Ramos Rosa foi um dos mais importantes poetas portugueses do século XX. Desde cedo que Ramos Rosa se demonstrou como um não conformista. Era um crítico assumido da ditadura do Estado Novo e envolveu-se em atividades políticas, com a fundação da revista literária "Cadernos do Meio-Dia". Em 1958, publicou o seu primeiro livro, “O Grito Claro”, no entanto este foi apenas o início de uma vida de mais de 50 obras relevantes no panorama literário português. A sua obra caracteriza-se por uma profunda reflexão sobre a existência do ser numa procura contínua entre a sua relação íntima com o mundo. Indissociável das artes visuais, António Ramos Rosa é visto como um artista do visual, com uma poesia gráfica que acompanha os seus esboços e desenhos. O seu envolvimento literário desenvolveu-se para lá da poesia, assumindo-se também no campo da crítica literária e tradução. O autor morreu em 2013, deixando um legado marcante na poesia portuguesa.

Em 2024, celebram-se os 100 anos de nascimento de António Ramos Rosa e Faro, a sua cidade natal homenageia-o com um evento de comemoração da sua vida e obra. O evento realizar-se-á nos dias 16 e 17 de outubro, na Biblioteca Municipal de Faro António Ramos Rosa. O programa contempla uma exposição de inéditos e originais do artista que permanecerá após o evento na biblioteca municipal e que tem a inauguração marcada para dia 16 de outubro pelas 17h30. No dia 17, dia do seu nascimento, concentra-se no auditório da biblioteca uma ordem de trabalhos que inclui uma mesa redonda de poetas, três mesas de trabalho sobre Ramos Rosa e uma atuação de poesia performativa. As comemorações contarão com um leque de personalidades e pensadores influentes no cenário literário português nomeadamente Paula Cristina Costa, João Albuquerque, Jorge Vaz de Carvalho, Fernando Pinto do Amaral, Paulo Teixeira, Jorge Reis-Sá, Ana Marques Gastão, Luís Filipe Castro Mendes, José Ricardo Nunes, Luís Quintais, Luís Ricardo Duarte, Elisa Costa Pinto, Sara Martins e Cláudia Tomé Silva. A performance de poesia interpretativa estará a cargo dos atores Luís Lucas e Eurico Lopes.

O evento de comemoração do centenário tem a curadoria do professor, poeta e ensaísta, António Carlos Cortez, numa organização da Associação A Tal Emersa, com o apoio do Município de Faro.

https://www.cm-faro.pt/pt/noticias/79958/centenario-de-antonio-ramos-rosa-assinalado-em-faro.aspx

quarta-feira, 9 de outubro de 2024