Páginas

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025

São Bartolomeu de Messines - Vista parcial


 

São Bartolomeu de Messines - Imagem e Capela de Nossa Senhora da Saúde


 

São Bartolomeu de Messines - Praça e rua João de Deus


 

São Bartolomeu de Messines - Fachada da Igreja Paroquial onde João de Deus foi baptizado


 

São Bartolomeu de Messines - Igreja Paroquial onde João de Deus foi baptizado


 

São Bartolomeu de Messines - Casa onde viveu João de Deus


 

São Bartolomeu de Messines - Casa onde nasceu João de Deus


 

São Bartolomeu de Messines - Rua da Liberdade


 

São Bartolomeu de Messines - Estação do caminho de ferro de São Bartolomeu de Messines


 

São Bartolomeu de Messines - A terra de João de Deus

 


1ª edição do “Albufeira Beach Tennis Tour”

A Praia dos Pescadores foi o palco escolhido para a realização da 1ª edição do “Albufeira Beach Tennis Tour”. O evento realizou-se entre os dias 11 e 16 de fevereiro, e trouxe ao areal do Município a elite mundial do ténis de praia. O presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, saudou os atletas vencedores e considerou que “este foi mais um grande sucesso da nossa cidade na organização de eventos desportivos de grande magnitude”.

Ao longo de seis dias de competição, Albufeira acolheu mais de 300 atletas de 22 nacionalidades. Numa iniciativa organizada pela Aduane Sports Solutions, com o apoio da Câmara Municipal de Albufeira e da Federação Portuguesa de Ténis, foi possível assistir a várias partidas emocionantes de ténis de praia. No final, acabariam por sair vitoriosos a dupla Luca Cramarossa (Itália) e Gerard Rodriguez Querol (Espanha), em masculinos, e as russas Elizaveta Kudinova e Alina Zaitseva, em femininos.

A prova integrada no circuito internacional da modalidade distribuiu pontos para o ranking da Federação Internacional de Ténis (ITF). As duplas vencedoras amealharam assim um total de 200 pontos, além de um prémio monetário de 15.000$. Na final masculina, a dupla composta pelos atletas de Itália e Espanha bateu Diego Bollettinari (Itália) e Diogo Carneiro (Brasil), após ter levado a melhor no terceiro e último set. Também a final feminina precisou de três sets para ser resolvido. As tenistas russas acabariam por vencer com algum conforto no set decisivo, conquistando o primeiro lugar à dupla italiana composto por Elena Francesconi e Michela Romani. 

Além do torneio principal (BT200), a Praia dos Pescadores recebeu também os torneios BT10 e BT50. As competições atribuíram 10 e 50 pontos, respetivamente, para o ranking internacional, e dividiram-se entre os oito campos montados no areal durante os dias do evento. O presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, faz um “balanço francamente positivo”. O autarca manifestou-se satisfeito por acolher mais um evento desportivo e defende que “a capacidade de Albufeira em receber eventos de montra internacional está mais do que consolidada, e faz de nós uma referência a nível nacional”. 

O Albufeira Beach Tennis Tour aconteceu poucos dias após a realização do 48º Cross Internacional das Amendoeiras em Flor, e trouxe a Albufeira centenas de pessoas. A poucos meses do começo das atividades no âmbito da “Cidade Europeia do Desporto 2026”, o vice-presidente do Município e vereador com o pelouro do desporto, Cristiano Cabrita, admitiu que “o sucesso alcançado na organização de eventos como este dá-nos a confiança necessária para irmos ainda mais longe”, e garante que “Albufeira está preparada para o enorme desafio que teremos em 2026”.

A 1ª edição do Albufeira Beach Tennis Tour contou com a cobertura noticiosa do jornal Record, que transmitiu as finais da competição via streaming.

Campanha “Albufeira todo o ano”

Com temperaturas amenas durante 12 meses, Albufeira tem-se assumido como o destino turístico ideal para várias épocas do ano. É isso que a campanha “Albufeira todo o ano”, apresentada ontem, pretende evidenciar. Da iniciativa fazem parte vários vídeos promocionais, que realçam o que o concelho tem de melhor para oferecer em áreas como o património, a gastronomia e os vinhos, a animação, as atividades marítimo-turísticas, os mercados, as praias e o desporto. O presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, destacou que “o Plano de Comunicação no âmbito da campanha Albufeira todo o Ano insere-se na Estratégia Turística do Município que entre outros objetivos pretende combater a sazonalidade no concelho”. Confessou ainda que “este é um instrumento que nos vai permitir mostrar o que de melhor se faz no concelho”.

“Venha conhecer Albufeira!”: é este o mote dos oito vídeos apresentados ontem, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, no âmbito da campanha “Albufeira todo o ano”. A iniciativa, que pretende dar a conhecer o concelho a potenciais turistas nacionais e internacionais, foi ontem apresentada a empresários, jornalistas e parceiros da autarquia. Para o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, o objetivo passa por “comunicar exemplos de atividades que podem ser desenvolvidas em Albufeira durante todo o ano”. José Carlos Rolo confessou que a campanha “está inserida numa estratégia mais ampla, que tem permitido trazer ao concelho vários eventos de destaque a nível internacional, sobretudo na vertente desportiva”.

A campanha “Albufeira todo o ano” resulta do esforço que o Município tem feito para mitigar os efeitos da sazonalidade da indústria turística. Para isso, foram produzidos vários vídeos promocionais que dão a conhecer aspetos diversos da vida do concelho. Além das componentes gastronómica e desportiva, foram ainda apresentados vídeos dedicados à animação noturna e oferta hoteleira, às atividades marítimas (com destaque para a Art Reef by Vhils, a primeira exposição subaquática do país), aos vinhos produzidos no concelho, ao Mercado dos Caliços, e às praias vigiadas durante o ano inteiro. O autarca agradeceu às pessoas envolvidas nas filmagens dos vídeos, elementos da comunidade local, e mostrou-se satisfeito com o resultado final.

A campanha será agora lançada através da divulgação dos vídeos nos canais digitais do Município, na televisão e na rádio. De forma a aumentar a visibilidade das ações, a Autarquia vai também recorrer à colocação de cartazes em mupis e outdoors espalhados por várias zonas do país. O vice-presidente da Câmara Municipal de Albufeira, Cristiano Cabrita, admitiu que se trata de um tipo de “comunicação positiva para fazer frente a notícias negativas que têm vindo a surgir e que não retratam a realidade que se vive no concelho”. O autarca também se mostrou visivelmente agradado com os elementos produzidos ao abrigo da campanha e realçou que esta “servirá para posicionar Albufeira no mercado nacional e internacional”.

Refira-se que a campanha “Albufeira todo o ano” procura sensibilizar os turistas para a possibilidade de visitar o concelho em várias alturas do ano, ao invés de concentrar as férias apenas no verão. O edil diz acreditar que “a campanha é bastante apelativa, tem credibilidade e acrescenta valor ao destino”. “Somos uma referência a nível nacional e internacional e sentimo-nos muito orgulhosos por isso”, acrescentou. A terminar, Cristiano Cabrita deixou o seguinte desafio: “Temos uma ferramenta de comunicação positiva, pelo que apelo a que todos, jornalistas, empresários, coletividades e munícipes que a divulguem o mais que puderem”.

Olhão - Bairro Operário


 

Algarve - Postal Antigo


 

Faro - Postal Antigo


 

Lagos - Entrada para a "sala" na Piedade


 

Algarve - Postal Antigo


 

Portimão - Forte de São João

domingo, 16 de fevereiro de 2025

Semana da Laranja volta ao Mercado Municipal de Portimão

O Mercado Municipal de Portimão volta a dedicar uma semana à laranja algarvia, promovendo, de 18 a 22 de fevereiro, o saboroso e saudável citrino, a um preço especial.

Organizado pelo Setor Hortofrutícola do Mercado e pelo Município de Portimão, o evento tem como mote “Laranja algarvia – não há fruta mais sadia” e será marcado pela realização diária de showcookings, sempre das 10h00 às 11h30, com a apresentação de ementas inspiradas no sumarento fruto.

Os showcookings serão da responsabilidade da Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão, sendo que, no dia 22, o Chef Nuno Martins, do Restaurante “NUMA”, juntar-se-á ao evento apresentando um momento especial com a temática “Sustentabilidade e Zero Desperdício da Laranja".

Este ano, haverá ainda lugar a sorteios promovidos pelos operadores, que disponibilizarão aos seus clientes, vouchers correspondentes a prémios monetários para compras no Mercado Municipal.

Para além da Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão, apoia também esta ação promocional do Setor Hortofrutícola, a Escola Profissional Gil Eanes que, mais uma vez, irá colaborar no registo fotográfico dos cinco dias em que decorre o certame.

Complementarmente, no dia 22, último dia desta ação promocional, realizar-se-á a transmissão em direto do programa “Bom dia, Mercado”, que pretende transmitir a energia de uma manhã de sábado no Mercado Municipal de Portimão, particularmente nesta manhã dedicada à laranja algarvia.

O programa pretende ser também uma plataforma para músicos, cantores e outros artistas da região, promovendo a cultura local.

"Bom Dia, Mercado", decorrerá das 10h00 às 12h00, sendo orientado para todas as pessoas que apreciam música ao vivo e histórias locais, interagindo com os clientes do equipamento comercial municipal e com os ouvintes que acompanham a rádio Alvor FM e a sua emissão online.

O objetivo deste programa quinzenal, é valorizar o Mercado Municipal de Portimão, destacando os seus comerciantes, produtores, músicos e a comunidade local.

“Bom dia, Mercado” tem início no dia 15 de fevereiro e, excecionalmente, realizar-se-á também no dia 22, complementando o encerramento da Semana da Laranja. Passará depois a ser realizado quinzenalmente, durante aproximadamente cinco meses.

Centro Cultural de Vila do Bispo recebe Metamorfoses em Confronto

O Centro Cultural de Vila do Bispo recebe, no próximo dia 9 de março, pelas 16h00, o espetáculo de dança Metamorfoses em Confronto.

Metamorfoses em Confronto é um espetáculo intimista onde a dança, o teatro e a performance se fundem para explorar a dualidade feminina através das figuras arquetípicas de Eva e Lilith.  As duas personagens são interpretadas por Sara Djukic, onde mostra as suas contradições e lutas internas, enquanto um homem, interpretado pelo bailarino Nelson Stein, adota o papel de um opressor mutável, que desafia os limites de gênero e poder. A encenação propõe uma reflexão sobre a opressão, a rebeldia e a busca por liberdade, evocando a dicotomia entre submissão e autonomia feminina.

O espetáculo propõe uma visão desconstruída e transformadora do feminino e do masculino, deixando em aberto a questão sobre como essas forças podem coexistir.

A iniciativa inserida nas comemorações do Dia Internacional da Mulher, e previsto no Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação de Vila do Bispo, conta com a participação especial dos atores Paula Marcelo e de Pedro Bleck que no decorrer da segunda parte irão presentear o público com uma comédia teatral que retrata o papel da mulher e do homem na atualidade.

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025

Companhia espanhola traz ao Teatro Municipal de Portimão o espetáculo “A Cigarra e a Formiga, em Tecido e Cartão”

 

A companhia de teatro La Murga, sediada em Cartagena (Espanha), estará em Portimão entre os dias 13 e 15 de fevereiro para apresentar uma versão livre, divertida, ágil, terna e emotiva da fábula de La Fontaine.

Criada através do movimento e do gesto, com um humor terno e infantil, “A Cigarra e a Formiga, em Tecido e Cartão” remete-nos para a primeira infância, onde a música, as imagens e a beleza visual desempenham um papel especial.

No caminho da vida e do despertar da primavera, encontram-se uma cigarra e uma formiga, ambas com formas diferentes de encarar o seu quotidiano. A formiga recolhe e armazena incessantemente todos os seus alimentos para o inverno que se aproxima. A cigarra, por sua vez, aproveita o bom tempo para descansar e divertir-se.

Mas este encontro casual levá-los-á a mudar a sua visão da vida, a aprender que o trabalho é gratificante e nos fortalece e que o lazer e o descanso são necessários para a nossa felicidade. Uma viagem colorida através das quatro estações, onde o público assistirá ao nascimento de uma grande amizade entre a cigarra e a formiga.

“A Cigarra e a Formiga, em tecido e cartão” terá quatro sessões para escolas nos dias 13 e 14 de fevereiro e uma sessão para famílias, que acontecerá no dia 15 de fevereiro pelas 16h00, no Grande Auditório do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, e destina-se a crianças entre os 3 e os 10 anos e seus familiares.

Os bilhetes têm um preço único de 5 e


sábado, 8 de fevereiro de 2025

Algarve - Postal Antigo


 

Monte Gordo - Postal Antigo


 

Vilamoura - Postal Antigo


 

Algarve - Postal Antigo


 

Algarve - Postal Antigo


 

Algarve - Postal Antigo

 




Lagos - "A Boneca"


 

Lagos - Igreja da luz


 

Postal Antigo do Algarve


 

Lagos - Postal Antigo


 

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025

"100 Anos, 100 Sardinhas" em exposição no Mercado Municipal

 


Data: 14/12/2024 - 31/03/2025
Local: MERCADO MUNICIPAL DE PORTIMÃO
Horário: 07h00-14h00 | 17h00-20h00
Preço: Gratuito

No novo espaço multiusos do Mercado foi inaugurada a exposição “100 Anos, 100 Sardinhas”, que reúne os trabalhos vencedores no âmbito do concurso “és o Picasso das Sardinhas?”.

Cada sardinha reflete a relação de Portimão com a pesca, a indústria conserveira e o mar, celebrando uma tradição que moldou a cidade, numa homenagem criativa e colaborativa que envolveu 50 artistas convidados e outros tantos cidadãos.

Nesta mostra, estão patentes 100 sardinhas, cada uma com um design único, representando a diversidade e o espírito inovador de Portimão, que posteriormente serão transferidas para azulejos e instaladas em fachadas de imóveis por todo o concelho, no sentido de criar um museu a céu aberto que servirá de roteiro turístico.

Vá às compras ao Mercado e depois visite o multiusos e a mostra “100 Anos, 100 Sardinhas”.


sábado, 1 de fevereiro de 2025

Breve descrição da cidade de Lagos

De olhos postos no mar...

«Ela expunha-se à beira-mar, formosa e não segura, como um fruto tentador à mercê de quem passa.»

Prof. José Hermano Saraiva


Fechada nas suas muralhas, Lagos é um dos abrigos mais acolhedores da costa portuguesa. As muralhas (monumento nacional), edificadas nos reinados de D. Manuel I, D. João II e D. Filipe I, envolviam completamente a cidade para a defender da pirataria e das frotas hostis.

As suas ruas estreitas denunciam um passado feito de mistério e de descobrimentos ornados a ouro e a marfim. Quase todas conduzem a agradáveis praças e jardins, algumas com esplanadas que permitem usufruir da mística atmosfera que envolve a cidade.

A brancura do casario não passa despercebida. Revela a busca constante por ambientes mais frescos. As casas algarvias, em muito influenciadas pelas técnicas trazidas de África, apresentam vulgarmente barras coloridas que emolduram portas e janelas. As chaminés, de configurações e cores variadas, foram uma das mais populares formas de artesanato. As suas formas, ora revelam influências árabes, assumindo a forma de minaretes, ora religiosas, lembrando campanários de igrejas.