Páginas

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025

Campanha “Albufeira todo o ano”

Com temperaturas amenas durante 12 meses, Albufeira tem-se assumido como o destino turístico ideal para várias épocas do ano. É isso que a campanha “Albufeira todo o ano”, apresentada ontem, pretende evidenciar. Da iniciativa fazem parte vários vídeos promocionais, que realçam o que o concelho tem de melhor para oferecer em áreas como o património, a gastronomia e os vinhos, a animação, as atividades marítimo-turísticas, os mercados, as praias e o desporto. O presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, destacou que “o Plano de Comunicação no âmbito da campanha Albufeira todo o Ano insere-se na Estratégia Turística do Município que entre outros objetivos pretende combater a sazonalidade no concelho”. Confessou ainda que “este é um instrumento que nos vai permitir mostrar o que de melhor se faz no concelho”.

“Venha conhecer Albufeira!”: é este o mote dos oito vídeos apresentados ontem, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, no âmbito da campanha “Albufeira todo o ano”. A iniciativa, que pretende dar a conhecer o concelho a potenciais turistas nacionais e internacionais, foi ontem apresentada a empresários, jornalistas e parceiros da autarquia. Para o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, o objetivo passa por “comunicar exemplos de atividades que podem ser desenvolvidas em Albufeira durante todo o ano”. José Carlos Rolo confessou que a campanha “está inserida numa estratégia mais ampla, que tem permitido trazer ao concelho vários eventos de destaque a nível internacional, sobretudo na vertente desportiva”.

A campanha “Albufeira todo o ano” resulta do esforço que o Município tem feito para mitigar os efeitos da sazonalidade da indústria turística. Para isso, foram produzidos vários vídeos promocionais que dão a conhecer aspetos diversos da vida do concelho. Além das componentes gastronómica e desportiva, foram ainda apresentados vídeos dedicados à animação noturna e oferta hoteleira, às atividades marítimas (com destaque para a Art Reef by Vhils, a primeira exposição subaquática do país), aos vinhos produzidos no concelho, ao Mercado dos Caliços, e às praias vigiadas durante o ano inteiro. O autarca agradeceu às pessoas envolvidas nas filmagens dos vídeos, elementos da comunidade local, e mostrou-se satisfeito com o resultado final.

A campanha será agora lançada através da divulgação dos vídeos nos canais digitais do Município, na televisão e na rádio. De forma a aumentar a visibilidade das ações, a Autarquia vai também recorrer à colocação de cartazes em mupis e outdoors espalhados por várias zonas do país. O vice-presidente da Câmara Municipal de Albufeira, Cristiano Cabrita, admitiu que se trata de um tipo de “comunicação positiva para fazer frente a notícias negativas que têm vindo a surgir e que não retratam a realidade que se vive no concelho”. O autarca também se mostrou visivelmente agradado com os elementos produzidos ao abrigo da campanha e realçou que esta “servirá para posicionar Albufeira no mercado nacional e internacional”.

Refira-se que a campanha “Albufeira todo o ano” procura sensibilizar os turistas para a possibilidade de visitar o concelho em várias alturas do ano, ao invés de concentrar as férias apenas no verão. O edil diz acreditar que “a campanha é bastante apelativa, tem credibilidade e acrescenta valor ao destino”. “Somos uma referência a nível nacional e internacional e sentimo-nos muito orgulhosos por isso”, acrescentou. A terminar, Cristiano Cabrita deixou o seguinte desafio: “Temos uma ferramenta de comunicação positiva, pelo que apelo a que todos, jornalistas, empresários, coletividades e munícipes que a divulguem o mais que puderem”.

Olhão - Bairro Operário


 

Algarve - Postal Antigo


 

Faro - Postal Antigo


 

Lagos - Entrada para a "sala" na Piedade


 

Algarve - Postal Antigo


 

Portimão - Forte de São João

domingo, 16 de fevereiro de 2025

Semana da Laranja volta ao Mercado Municipal de Portimão

O Mercado Municipal de Portimão volta a dedicar uma semana à laranja algarvia, promovendo, de 18 a 22 de fevereiro, o saboroso e saudável citrino, a um preço especial.

Organizado pelo Setor Hortofrutícola do Mercado e pelo Município de Portimão, o evento tem como mote “Laranja algarvia – não há fruta mais sadia” e será marcado pela realização diária de showcookings, sempre das 10h00 às 11h30, com a apresentação de ementas inspiradas no sumarento fruto.

Os showcookings serão da responsabilidade da Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão, sendo que, no dia 22, o Chef Nuno Martins, do Restaurante “NUMA”, juntar-se-á ao evento apresentando um momento especial com a temática “Sustentabilidade e Zero Desperdício da Laranja".

Este ano, haverá ainda lugar a sorteios promovidos pelos operadores, que disponibilizarão aos seus clientes, vouchers correspondentes a prémios monetários para compras no Mercado Municipal.

Para além da Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão, apoia também esta ação promocional do Setor Hortofrutícola, a Escola Profissional Gil Eanes que, mais uma vez, irá colaborar no registo fotográfico dos cinco dias em que decorre o certame.

Complementarmente, no dia 22, último dia desta ação promocional, realizar-se-á a transmissão em direto do programa “Bom dia, Mercado”, que pretende transmitir a energia de uma manhã de sábado no Mercado Municipal de Portimão, particularmente nesta manhã dedicada à laranja algarvia.

O programa pretende ser também uma plataforma para músicos, cantores e outros artistas da região, promovendo a cultura local.

"Bom Dia, Mercado", decorrerá das 10h00 às 12h00, sendo orientado para todas as pessoas que apreciam música ao vivo e histórias locais, interagindo com os clientes do equipamento comercial municipal e com os ouvintes que acompanham a rádio Alvor FM e a sua emissão online.

O objetivo deste programa quinzenal, é valorizar o Mercado Municipal de Portimão, destacando os seus comerciantes, produtores, músicos e a comunidade local.

“Bom dia, Mercado” tem início no dia 15 de fevereiro e, excecionalmente, realizar-se-á também no dia 22, complementando o encerramento da Semana da Laranja. Passará depois a ser realizado quinzenalmente, durante aproximadamente cinco meses.

Centro Cultural de Vila do Bispo recebe Metamorfoses em Confronto

O Centro Cultural de Vila do Bispo recebe, no próximo dia 9 de março, pelas 16h00, o espetáculo de dança Metamorfoses em Confronto.

Metamorfoses em Confronto é um espetáculo intimista onde a dança, o teatro e a performance se fundem para explorar a dualidade feminina através das figuras arquetípicas de Eva e Lilith.  As duas personagens são interpretadas por Sara Djukic, onde mostra as suas contradições e lutas internas, enquanto um homem, interpretado pelo bailarino Nelson Stein, adota o papel de um opressor mutável, que desafia os limites de gênero e poder. A encenação propõe uma reflexão sobre a opressão, a rebeldia e a busca por liberdade, evocando a dicotomia entre submissão e autonomia feminina.

O espetáculo propõe uma visão desconstruída e transformadora do feminino e do masculino, deixando em aberto a questão sobre como essas forças podem coexistir.

A iniciativa inserida nas comemorações do Dia Internacional da Mulher, e previsto no Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação de Vila do Bispo, conta com a participação especial dos atores Paula Marcelo e de Pedro Bleck que no decorrer da segunda parte irão presentear o público com uma comédia teatral que retrata o papel da mulher e do homem na atualidade.

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025

Companhia espanhola traz ao Teatro Municipal de Portimão o espetáculo “A Cigarra e a Formiga, em Tecido e Cartão”

 

A companhia de teatro La Murga, sediada em Cartagena (Espanha), estará em Portimão entre os dias 13 e 15 de fevereiro para apresentar uma versão livre, divertida, ágil, terna e emotiva da fábula de La Fontaine.

Criada através do movimento e do gesto, com um humor terno e infantil, “A Cigarra e a Formiga, em Tecido e Cartão” remete-nos para a primeira infância, onde a música, as imagens e a beleza visual desempenham um papel especial.

No caminho da vida e do despertar da primavera, encontram-se uma cigarra e uma formiga, ambas com formas diferentes de encarar o seu quotidiano. A formiga recolhe e armazena incessantemente todos os seus alimentos para o inverno que se aproxima. A cigarra, por sua vez, aproveita o bom tempo para descansar e divertir-se.

Mas este encontro casual levá-los-á a mudar a sua visão da vida, a aprender que o trabalho é gratificante e nos fortalece e que o lazer e o descanso são necessários para a nossa felicidade. Uma viagem colorida através das quatro estações, onde o público assistirá ao nascimento de uma grande amizade entre a cigarra e a formiga.

“A Cigarra e a Formiga, em tecido e cartão” terá quatro sessões para escolas nos dias 13 e 14 de fevereiro e uma sessão para famílias, que acontecerá no dia 15 de fevereiro pelas 16h00, no Grande Auditório do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, e destina-se a crianças entre os 3 e os 10 anos e seus familiares.

Os bilhetes têm um preço único de 5 e


sábado, 8 de fevereiro de 2025

Algarve - Postal Antigo


 

Monte Gordo - Postal Antigo


 

Vilamoura - Postal Antigo


 

Algarve - Postal Antigo


 

Algarve - Postal Antigo


 

Algarve - Postal Antigo

 




Lagos - "A Boneca"


 

Lagos - Igreja da luz


 

Postal Antigo do Algarve