sábado, 22 de fevereiro de 2025
sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025
1ª edição do “Albufeira Beach Tennis Tour”
A Praia dos Pescadores foi o palco escolhido para a realização da 1ª edição do “Albufeira Beach Tennis Tour”. O evento realizou-se entre os dias 11 e 16 de fevereiro, e trouxe ao areal do Município a elite mundial do ténis de praia. O presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, saudou os atletas vencedores e considerou que “este foi mais um grande sucesso da nossa cidade na organização de eventos desportivos de grande magnitude”.
Ao longo de seis dias de competição, Albufeira acolheu mais de 300 atletas de 22 nacionalidades. Numa iniciativa organizada pela Aduane Sports Solutions, com o apoio da Câmara Municipal de Albufeira e da Federação Portuguesa de Ténis, foi possível assistir a várias partidas emocionantes de ténis de praia. No final, acabariam por sair vitoriosos a dupla Luca Cramarossa (Itália) e Gerard Rodriguez Querol (Espanha), em masculinos, e as russas Elizaveta Kudinova e Alina Zaitseva, em femininos.
A prova integrada no circuito internacional da modalidade distribuiu pontos para o ranking da Federação Internacional de Ténis (ITF). As duplas vencedoras amealharam assim um total de 200 pontos, além de um prémio monetário de 15.000$. Na final masculina, a dupla composta pelos atletas de Itália e Espanha bateu Diego Bollettinari (Itália) e Diogo Carneiro (Brasil), após ter levado a melhor no terceiro e último set. Também a final feminina precisou de três sets para ser resolvido. As tenistas russas acabariam por vencer com algum conforto no set decisivo, conquistando o primeiro lugar à dupla italiana composto por Elena Francesconi e Michela Romani.
Além do torneio principal (BT200), a Praia dos Pescadores recebeu também os torneios BT10 e BT50. As competições atribuíram 10 e 50 pontos, respetivamente, para o ranking internacional, e dividiram-se entre os oito campos montados no areal durante os dias do evento. O presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, faz um “balanço francamente positivo”. O autarca manifestou-se satisfeito por acolher mais um evento desportivo e defende que “a capacidade de Albufeira em receber eventos de montra internacional está mais do que consolidada, e faz de nós uma referência a nível nacional”.
O Albufeira Beach Tennis Tour aconteceu poucos dias após a realização do 48º Cross Internacional das Amendoeiras em Flor, e trouxe a Albufeira centenas de pessoas. A poucos meses do começo das atividades no âmbito da “Cidade Europeia do Desporto 2026”, o vice-presidente do Município e vereador com o pelouro do desporto, Cristiano Cabrita, admitiu que “o sucesso alcançado na organização de eventos como este dá-nos a confiança necessária para irmos ainda mais longe”, e garante que “Albufeira está preparada para o enorme desafio que teremos em 2026”.
A 1ª edição do Albufeira Beach Tennis Tour contou com a cobertura noticiosa do jornal Record, que transmitiu as finais da competição via streaming.
Campanha “Albufeira todo o ano”
Com temperaturas amenas durante 12 meses, Albufeira tem-se assumido como o destino turístico ideal para várias épocas do ano. É isso que a campanha “Albufeira todo o ano”, apresentada ontem, pretende evidenciar. Da iniciativa fazem parte vários vídeos promocionais, que realçam o que o concelho tem de melhor para oferecer em áreas como o património, a gastronomia e os vinhos, a animação, as atividades marítimo-turísticas, os mercados, as praias e o desporto. O presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, destacou que “o Plano de Comunicação no âmbito da campanha Albufeira todo o Ano insere-se na Estratégia Turística do Município que entre outros objetivos pretende combater a sazonalidade no concelho”. Confessou ainda que “este é um instrumento que nos vai permitir mostrar o que de melhor se faz no concelho”.
“Venha conhecer Albufeira!”: é este o mote dos oito vídeos apresentados ontem, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, no âmbito da campanha “Albufeira todo o ano”. A iniciativa, que pretende dar a conhecer o concelho a potenciais turistas nacionais e internacionais, foi ontem apresentada a empresários, jornalistas e parceiros da autarquia. Para o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, o objetivo passa por “comunicar exemplos de atividades que podem ser desenvolvidas em Albufeira durante todo o ano”. José Carlos Rolo confessou que a campanha “está inserida numa estratégia mais ampla, que tem permitido trazer ao concelho vários eventos de destaque a nível internacional, sobretudo na vertente desportiva”.
A campanha “Albufeira todo o ano” resulta do esforço que o Município tem feito para mitigar os efeitos da sazonalidade da indústria turística. Para isso, foram produzidos vários vídeos promocionais que dão a conhecer aspetos diversos da vida do concelho. Além das componentes gastronómica e desportiva, foram ainda apresentados vídeos dedicados à animação noturna e oferta hoteleira, às atividades marítimas (com destaque para a Art Reef by Vhils, a primeira exposição subaquática do país), aos vinhos produzidos no concelho, ao Mercado dos Caliços, e às praias vigiadas durante o ano inteiro. O autarca agradeceu às pessoas envolvidas nas filmagens dos vídeos, elementos da comunidade local, e mostrou-se satisfeito com o resultado final.
A campanha será agora lançada através da divulgação dos vídeos nos canais digitais do Município, na televisão e na rádio. De forma a aumentar a visibilidade das ações, a Autarquia vai também recorrer à colocação de cartazes em mupis e outdoors espalhados por várias zonas do país. O vice-presidente da Câmara Municipal de Albufeira, Cristiano Cabrita, admitiu que se trata de um tipo de “comunicação positiva para fazer frente a notícias negativas que têm vindo a surgir e que não retratam a realidade que se vive no concelho”. O autarca também se mostrou visivelmente agradado com os elementos produzidos ao abrigo da campanha e realçou que esta “servirá para posicionar Albufeira no mercado nacional e internacional”.
Refira-se que a campanha “Albufeira todo o ano” procura sensibilizar os turistas para a possibilidade de visitar o concelho em várias alturas do ano, ao invés de concentrar as férias apenas no verão. O edil diz acreditar que “a campanha é bastante apelativa, tem credibilidade e acrescenta valor ao destino”. “Somos uma referência a nível nacional e internacional e sentimo-nos muito orgulhosos por isso”, acrescentou. A terminar, Cristiano Cabrita deixou o seguinte desafio: “Temos uma ferramenta de comunicação positiva, pelo que apelo a que todos, jornalistas, empresários, coletividades e munícipes que a divulguem o mais que puderem”.